Como você nunca poderá ter certeza se a sua máquina está 100% segura contra os ataques perpetrados pelos cibercriminosos, a sua atuação neste assunto de difícil digestão deverá se pautar por alguns parâmetros-chave. Assim, para alcançar confiabilidade plena, TODOS os parâmetros abaixo deverão estar em dia, sob pena da incerteza se tornar a fonte de ruína das suas operações financeiras online.
Sistema Operacional atualizado.
Caso você tenha um Windows pirata, nem precisa continuar a ler este texto, vá correndo comprar uma versão original para continuarmos falando sobre o assunto. Caso tenha uma das distribuições do Linux, saiba que mesmo o pinguim precisa manter em dia as atualizações.
Antivírus com antispyware ativado e todas as proteções em tempo real.
Reveja os seus conceitos sobre depositar toda a confiança nos Antivírus “gratuitos”, que de gratuitos não tem nada, já que as versões que rodam free no computador do usuário são emagrecidas de recursos de detecção avançada de spywares em tempo real. Prefira comprar a versão paga de um deles ou um dos Antivírus disponíveis no mercado.
Browser atualizado.
Qualquer que seja o navegador (browser) da sua escolha, é vital que ele tenha todas as atualizações de segurança, pois ele é a porta de entrada da maioria dos malwares.
Considere o uso do Dell Kace Secure Browser, que opera conjuntamente com o Mozilla Firefox e oferece encapsulamento contra as ações dos malwares sobre o Sistema Operacional.
Maiores informações sobre o Dell Kace no Fórum do [Linha Defensiva].
Cultivar bons hábitos na navegação e manter as senhas seguras.
- Não clicar em qualquer link recebido via emails suspeitos.
- Errar propositalmente a senha no primeiro Login do Homebanking. Se por acaso você tiver entrado sem saber numa página falsa do Banco (golpe de phishing), como o site falso não sabe a sua senha verdadeira, o sistema não acusará o erro de senha e você descobrirá que quase caiu no golpe.
- Não frequentar sites pornográficos gratuitos.
O problema não é dos sites em si, mas do método que eles usam de redirecionar para dezenas de outros sites em regime de pop-up ou pop-under. Então, a sua chance de cair num site malicioso é diretamente proporcional à quantidade de sites involuntriamente visitados.
- Evitar a instalação de programas crackeados, pois eles muitas vezes inoculam códigos maliciosos no seu computador.
- Trabalhar sempre com senhas seguras de tamanho mínimo de 12 caracteres, misturando letras minúsculas e maiúsculas, números e caracteres diversos. Está preocupado porque não conseguirá se lembrar de senhas tão grandes? É muito bom que você não lembre, pois deve delegar esta tarefa a um gerenciador de senhas.
» Your Password Should Be at Least 12 Random Characters Long to Be Safe.
Portanto, não deixe o seu Browser gerenciar as suas senhas, pois os sistemas criptográficos deles são inseguros que torna as senhas armazenadas legíveis por qualquer programinha hacker de 5ª categoria.
Prefira utilizar um gerenciador Online do tipo Lastpass que perfaz automaticamente os seus Logins. O Lastpass opera através de aplicativo instalado diretamente no seu Browser.
Dicas para usar o Lastpass: The Easy, Any-Browser, Any-OS Password Solution.
Um servidor de gerenciador de senhas que não necessita da instalação de aplicativo, para aqueles usuários que trabalham em máquinas que não aceitam instalação de programas é o Passpack.
» Armazene suas senhas com segurança no Passpack.
Para guardar as senhas offline, o programa KeePass é uma ótima solução, porque trabalha ao nível de chave criptográfica local.
Finalmente, para você entender a importância das preocupações abordadas neste artigo, saiba que o Brasil lidera o ranking dos vírus ladrões de informações bancárias. Isto quer dizer que os nossos crackers são melhores do que os dos outros, porque a nossa ingenuidade internética é muito maior do que os gringos, ele há mais tempo calejados na preocupação contra os cibercriminosos:
» País lidera ranking de vírus que roubam dados bancários.